Dourados qualificará 1,2 mil pessoas para resolver falta de mão de obra

O prefeito Murilo Zauith (PSB) lançou há pouco em Dourados programa para qualificar 1283 trabalhadores desempregados.
Já a partir de segunda-feira começam as inscrições para 20 cursos em 16 áreas profissionais, nos setores de vestuário, alimentação, construção civil e serviços.
O programa “Qualifica Dourados” também foi criado para reciclar quem já está empregado, além de fazer o encaminhamento para vagas disponíveis no mercado da região.
A população indígena também será atendida pelos cursos, prioritariamente, para atuar em frigoríficos.
O investimento da prefeitura será de meio milhão de reais, “recurso relativamente pequeno diante do alcance social”, avalia o prefeito.
“O empresário coloca recursos, investe em tecnologia, mas falta mão de obra. Essa lacuna é que buscamos preencher”, justifica Murilo.
Há cursos de 200, 250 e até 300 horas/aula, o que irá garantir trabalhadores preparados ainda este ano a disposição das empresas.
As aulas começam em setembro, mas hoje já será realizada na região do grande Água Boa, com palestras e oficinas gratuitas.
A prefeitura deve levar oficinas até o Jardim Novo Horizonte, Jóquei Clube e Canaã I, pontos de grande concentração de moradores.
A iniciativa foi muito elogiada durante lançamento do projeto neste sábado pelos presidentes da Fiems (Federação das Indústrias) – Sérgio Longen, da Fecomércio – Edison Araújo, pelo diretor do Senai - Jaime Verruck, e pelo presidente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, além do presidente do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul de Mato Grosso do Sul), Gilson Lomba.
“As federações da Indústria, Comércio e Agropecuária estão unidas para encarar a questão da qualificação da mão de obra para atender as demandas do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. A formação profissional é fundamental para o desenvolvimento do Estado, pois chega diretamente nas famílias e esse formato adotado pela Prefeitura de Dourados, que é semelhante ao Programa Indústria Ativa Campo Grande, precisa ser ampliado para outros municípios do Estado”, lembrou Longen.
Os deputados estaduais Lauro Davi (PSB) e Laerte Tettila (PT), ex-prefeito de Dourados, também participaram da solenidade na manhã de hoje.
 
Dois elos - O Brasil apresenta atualmente uma das menores taxas de desemprego do mundo, uma boa notícia que em outro aspecto vira desvantagem pela falta de formação dos trabalhadores.
“A qualificação é o grande entrave para expansão industrial e comercial”, lembrou o presidente do Sebrae, Claudio Mendonça.
Durante o lançamento, ele anunciou que o Sebrae pretende visitar 500 pequenas empresas na região de Dourados também para colaborar na solução de outra deficiência do setor: a gestão . Seis consultores farão um mapeamento para descobrir como fortalecer esse aspecto junto aos empresários.
Na avaliação dele, Dourados fortalecerá 2 elos, a formação e a gestão, para assegurar o desenvolvimento das empresas.
A secretária de Agricultura, Indústria e Comércio, Neire Colman, lembrou que o programa foi idealizado por Murilo e que "é bastante ousado por ser abrangente e envolver praticamente todas as instituições que representam o empregador de forma geral".
Os trabalhadores interessados em participar dos cursos devem procurar a prefeitura a partir do dia 8. As inscrições também serão feitas pelos Centros de Referência de Assistência Social e pelos centros comunitários Outras informações sobre o programa estão no site do Município: www.dourados.ms.gov.b


Fonte: Campo Grande News