Volei do Brasil vira jogo contra a Polônia na raça - 3 a 2

Douranews
O bloqueio foi fundamental para a seleção virar para cima dos polonesesO bloqueio foi fundamental para a seleção virar para cima dos polonesesFoto: FIVB / Divulgação

De forma sensacional, o Brasil venceu a Polônia por 3 a 2 (parciais de 18/25, 21/25, 25/18, 25/19 e 15/12), de virada, na madrugada deste sábado, no Yoyogi National Stadium, em Tóquio, pela penúltima rodada da Copa do Mundo, e ficou muito próximo da classificação para Londres-2012. Com o resultado, a seleção, que teve em Bruno um elemento contagiante, estará qualificada se vencer o Japão por 3 a 0 ou 3 a 1, na manhã de domingo, independentemente do resultado da Itália (quarta colocada).

Já a Polônia encara justamente a Rússia, no embate que decidirá quem será o campeão da competição. Os russos levantaram o caneco em 1999 e, quando integravam a extinta União Soviética, em 1965/77/81/91, enquanto os poloneses buscam sua primeira conquista.

Equilíbrio foi a tônica dos primeiros movimentos da partida. As equipes pontuaram alternadamente até a Polônia virar após ace de Bartman e ir para a primeira parada técnica com 8/6 a seu favor. Único rival direto da Rússia na disputa pelo título, o time polonês, beneficiado por um passe quase perfeito, passou a impor um ritmo muito forte, ampliando a vantagem e fechando a parcial por incontestáveis 25/18.

O Brasil começou melhor o segundo set, colocando 4/2, porém logo cedeu à reação do adversário, que tomou à frente na contagem: 5/4. Mesmo errando muito no saque, o time nacional tentava tornar o duelo parelho, retardando o avanço polonês. Mas na segunda parada técnica, a equipe europeia já tinha dois pontos de vantagem (16/14).

A Polônia confirmou a supremacia selando em 25/21, já garantindo matematicamente uma vaga para Londres (chegava aos 25 pontos e não poderia mais ser alcançada pela Itália que, no máximo, chegaria a 24) e evitando que os russos comemorassem já neste sábado o título da Copa do Mundo (mesmo que o Brasil virasse, os poloneses chegariam a 25 pontos e ficariam a dois do líder).

Com muito mais confiança e acertos, a Polônia foi com tudo para a terceira parcial e colocou 13/9 no marcador. Na base da raça, o time do Brasil, contagiado com a entrada de Bruno e o excelente desempenho de Leandro Vissotto, reagiu, igualou e virando a contagem para 14/13. O bloqueio brasileiro cresceu (Bruninho conseguira três pontos quase consecutivamente) e, com ele, toda a equipe comandada por Bernardinho que fechou em 25/18.

Revitalizada, a seleção entrou forte para o quarto set em busca do empate. Com a recepção mais equilibrada, conseguiu se impor abrindo dois pontos de frente (12/10, 15/13), mas um saque de Kurek deixou tudo igual em 15. Bruno, no entanto, tratou de voltar a incendiar o time. Com atuação espetacular, o levantador mostrou competência também nos ataques e, com um bloqueio de Dante, o Brasil levou a parcial em 25/19, levando a decisão para o tie-break.

Jogando com o coração, o Brasil comandou o set decisivo e, confirmando a superação vista a partir do terceiro set, venceu por 15/12 a parcial decisiva e bateu os poloneses com uma espetacular virada, ficando a um passo dos Jogos Olímpicos de Londres.

A equipe brasileira iniciou o duelo com Marlon, Giba, Murilo, Leandro Vissotto, Sidão e o líbero Serginho. No decorrer, entraram Dante, Theo e Bruno.