Procon faz atendimento especial em shoppings neste fim de ano

O Procon está oferecendo atendimento especial para Natal e Ano Novo, desde o último sábado (17), nos dois principais shoppings da Capital.
Um dos pontos de atendimento do órgão está funcionando no shopping Campo Grande e o outro no shopping Norte Sul Plaza. O atendimento é realizado diariamente, inclusive nos fins de semana em período que acompanha o horário de funcionamento dos shoppings.
Os atendimentos serão realizados até o dia 9 de janeiro de 2012.
Os atendentes do órgão, conforme o superintendente do Procon, Lamartini Ribeiro, estão trabalhando em dupla e de forma conciliadora. “Eles estão orientados para irem até o local reclamado pelo consumidor e intermediar soluções imediatas. Desta forma evitamos desgastes para lojistas e consumidores, além de abertura de processos e instauração de procedimentos burocráticos que podem levar à aplicação de multas aos fornecedores”, explicou Lamartine.
A expectativa do Procon é superar o número de atendimentos realizados no ano passado. Em 2010 foram feitas 300 consultas e apenas cinco processos foram abertos.
O superintendente do órgão lembra que existem muitas dúvidas sobre troca de produtos e a principal reclamação é sobre a diferenciação na hora de pagar em dinheiro ou cartão. “Não é permitida a cobrança de forma diferenciada, com valores distintos, para quem paga com dinheiro, cartão de débito e crédito para o vencimento. O valor deve ser sempre o mesmo”, alerta.