Envio de cartões de Natal tradicionais cai 90% em dez anos, diz Correios

Com o uso cada vez mais popularizado de e-mails e redes sociais na internet, um hábito tradicional das festas de fim de ano caiu quase no esquecimento. É o envio de cartões de Natal pelo correio tradicional.
Segundo o gerente estadual de atividades externas dos Correios, Genivaldo Dias, o número de cartões natalinos enviados de pessoa para pessoa caiu cerca de 90% nos últimos dez anos, em Mato Grosso do Sul.
“Diminuiu, mas não morreu. Por outro lado, temos um número grande de cartões que empresas mandam para os clientes e para outras empresas e de políticos que mandam para seus eleitores”, disse o gerente ao Campo Grande News.
Em meio às inúmeras correspondências ‘frias’, como faturas de cartões e contas, não é difícil reconhecer quando há uma carta ‘especial’. Carteiro há nove anos, Emídio Gonçalves Alves, 51, destacou que “o envelope de um cartão de Natal é diferente, já vem com mensagem diferenciada, com motivação natalina”.
Costume raro - A auditora fiscal aposentada, Ana de Lourdes Abreu, de 83 anos, é uma das pessoas que ainda envia cartões de Natal pelo correio tradicional. Esbanjando alegria e simpatia, Ana contou ao Campo Grande News que cultiva o hábito desde criança.
“Meus pais costumavam mandar os cartões e eu estudei em um colégio onde o pessoal estimulava o costume”, relatou a aposentada.

O fato de alguém mandar ‘correspondências tradicionais’ não significa que ela não está ligada ao mundo da internet. Usuária de um provedor de e-mail há vários anos, Ana explicou o motivo de manter a prática antiga. “Eu acho que o cartão toca mais a sensibilidade, diz o que você está sentindo no coração. É mais íntimo que o e-mail”, justificou a auditora fiscal aposentada.
Apesar de ter mandado inúmeros cartões para parentes e amigos que moram no Brasil e no exterior, Ana disse que ainda vai mandar mais antes do Natal.