MS em contagem regressiva para Horário de Verão a partir de domingo

Estado terá uma hora a mais de sol no fim da tarde.


A mudança vale para 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Estado da Bahia e segue até 26 de fevereiros.Mato Grosso do Sul tem nesta semana os últimos 4 dias de uma hora a mais de sono neste ano. A partir de zero hora de domingo, o relógio incorpora o Horário de Verão.

Também entram na lista Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, onde 32 municípios ficam de fora.

A secretária Silvia Regina dos Reis, 40 anos, resume a opinião dos que ficam ansiosos para adiantar o relógio. “Adoro Horário de Verão, por que o dia rende mais”.

Nem o fato de acordar uma hora mais cedo é problema, diz Anésia Ramos de Oliveira, 56 anos. “Vantagem é que saio do serviço e chego em casa ainda com dia claro”, comenta a funcionária pública federal.

Entre 2010 e 2011, o horário especial provocou a redução de 4,4% na demanda de energia em horário de pico no Brasil, índice menor que o do ano anterior, quando a queda foi de 4,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8%, na Região Sul.

Jà em Mato Grosso do Sul, a economia entre às 17h e às 22h foi de 4,1%, ainda menor que a média nacional. De forma geral, durante todo o dia, a redução no consumo chegou a 0,5 %, o que equivale ao consumo mensal do município de Ponta Porã.


Fonte: Campo Grande News