Saúde de Ivinhema faz alerta sobre o combate do caramujo africano


 

Os caramujos africanos podem transmitir, por meio de vermes, doenças em humanos e alguns animais, devastar plantações, hortas e jardins. Para evitar que esse mal aconteça, a equipe de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Ivinhema, destaca algumas medidas preventivas para que a população se conscientize e elimine esses animais e também os locais que podem se tornar criadouros deste molusco.
O caramujo chega medir até 15 centímetros e tem preferência por lugares úmidos. Portanto, em época de chuvas constantes a incidência do molusco é maior, principalmente nos terrenos baldios onde existem muitas sujeiras, matos, restos de madeiras e materiais de construção. A forma correta de combatê-lo é fazer a catação manual com luvas descartáveis ou sacos plásticos, e em seguida, a incineração (queima) dos caramujos e seus ovos. As conchas devem ser quebradas, pois servem de reservatórios para o mosquito da dengue.
O diretor de Vigilância Sanitária de Ivinhema Cláudio de Souza Cruz, juntamente com os Coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Controle de Vetores e Endemias, destaca que “para evitar o reaparecimento dos moluscos é preciso manter os quintais sempre limpos, sem mato e entulhos, que podem oferecer condições para abrigo desses animais. É importante destacar que os caramujos vivos não devem ser jogados em terrenos baldios, ruas, matas, restinga. Os caramujos podem transmitir doenças causadas por um verme, por meio do contato direto, da ingestão do molusco e também ao comer frutas e verduras contaminadas por eles”.
A doença causa sintomas como febre prolongada, vômito, dor abdominal e perfuração intestinal com hemorragia. Em caso de aparecimento destes sintomas é preciso procurar, imediatamente, o serviço de saúde mais próximo de sua casa.
Veja como é simples combater o caramujo:
Promova a catação manual dos moluscos e seus ovos, com o auxilio de luvas descartáveis, pazinhas ou sacos plásticos. Escolha 3 maneiras de eliminar os caramujos africanos:
1 - Incineração
Ponha os caramujos e seus ovos em uma lata ou tambor metálico e queime-os utilizando álcool, querosene, gasolina ou óleo diesel. Faça a incineração com muito cuidado, para evitar acidentes.
2 - Sal Grosso
Coloque os caramujos capturados num recipiente com água e sal para matá-los (6 colheres de sopa para cada litro de água). Em seguida quebre suas conchas antes de jogar no tambor de coleta. O uso de sal de cozinha refinado ou de sal grosso direto no solo não deve ser praticado para evitar a salirização do solo. Utilize-o apenas em barreiras eventuais.
3 - Cloro
Coloque os caramujos em solução formada com uma parte de cloro para três de água e deixe-os submersos por cerca de 24 horas, antes de descarta-los no tambor de coleta, com as conchas quebradas.
IMPORTANTE:
-Não permita que crianças participem dos procedimentos de captura dos caramujos, pois elas colocam frequentemente as mãos na boca. Não têm noção do perigo.
-As conchas dos caramujos mortos, devem ser destruídas, para evitar o acumulo de água e a criação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
Trituração evita esse problema. Então, nunca se esqueça de quebrar as conchas.
-Repita a catação com freqüência, durante todo o ano, em função da grande capacidade de reprodução desses caramujos. Este procedimento deverá ser adotado até o final da espécie na área.
PREVINA-SE:
-Após a lavagem dos alimentos, coloque-os em 1 litro de água, com uma colher de sopa de água sanitária por 15 a 30 minutos. Em seguida, lave bem com água potável.
-A infecção humana se da ao ingerir as larvas dos vermes contidas no caramujo ou em frutas e legumes contaminados com o muco (gosma) que ele libera quando se locomove.